INP
Central de Atendimento: 11 2083-4130

Biblioteca

Plataforma Protética e sistema CAD/CAM: Retorno às origens

A grande revolução na criação de próteses está acontecendo hoje, com processos digitais sendo amplamente divulgados, mas como se comportam as plataformas protéticas nesta nova modalidade reabilitadora?

21/10/2010

Uso de barreira exposta ao meio bucal para regeneração óssea guiada após a exodontia.

Este artigo faz uma revisao rapida da literatura sobre o tema e apresenta o relato de um caso clínico em que houve extenso defeito osseo pos-extração dentária. O defeito foi protegido por uma barreira regenerativa de polipropileno, deixada intencionalmente exposta ao meio bucal, e que foi removida uma semana após a cirurgia. Nenhum tipo de biomaterial foi usado para preencher o defeito a ser reparado, apenas sangue. Este relato mostra uma possibilidade na mudança de paradigma quanto a ROG, particularmente no que se refere a exposição ao meio bucal e a necessidade de enxertos.

21/08/2010

Ultrastructure of the Interface between Periodontal Tissues and Titanium Mini-Implants

Objective: To describe the ultrastructure of the interface between periodontal tissues and titanium mini-implants in rat mandibles.
Materials and Methods: A titanium mini-implant was placed between the buccal roots of the mandibular first molar of 24 adult rats. After 21, 30, 45, 60, 90, and 120 days of implantation, the mandibular portion was removed and fixed in cacodylate-buffered 2% glutaraldehyde + 2.5% formaldehyde. The material was decalcified and processed for scanning and transmission electron microscopy.
Results: Ultrastructural analysis revealed a thin cementum-like layer at longer times after implantation at the areas in which the periodontal ligament was in contact with the implant.
Conclusions: The alveolar bone and the periodontal ligament reorganized their constituents around the implant, and a thin cementum-like layer was formed at longer times after implantation at the areas in which the periodontal ligament was in contact with the implant.

21/03/2010

Preservarçãoo do rebordo alveolar após exodontia

devido a fratura radicular, utilizando uma nova barreira para regenerarção óssea guiada.

21/10/2009

Cirurgia guiada digital em paciente palato-fendido

O uso de guias em implantodontia é um procedimento utilizado com freqüência, sejam cirúrgicos, radiográficos, diagnósticos ou multifuncionais. A criação de guias por intermédio de sistemas digitais permite mais agilidade e precisão no procedimento. Além de facilitar e otimizar resultados em casos regulares, o uso dessas tecnologias pode auxiliar em planejamentos mais complexos, oferecendo uma qualidade reabilitadora muito interessante. Com o uso do guia é possível, também, selecionar o número, tamanho e inclinação dos implantes, baseando-se sempre nas condições anatômicas do paciente e no resultado protético final pretendido.

21/08/2009

Elevação da mucosa sinusal associada à inserção de implantes osseointegrados sem a utilização de enxerto autógeno: avaliação clínica e radiográfica

Estudos prévios mostraram que a elevação da mucosa sinusal concomitantemente à instalação de implantes dentais osseointegráveis sem a utilização de materiais de enxerto pode ser um procedimento previsível. No entanto, não existem estudos controlados que avaliaram esta técnica. O objetivo deste estudo clínico, prospectivo, controlado e randomizado foi avaliar se a elevação da membrana sinusal e a simultânea inserção de implantes dentais osseointegráveis sem enxerto de osso autógeno pode criar suporte ósseo alveolar para permitir o sucesso do implante após um período de 6 meses. A elevação da membrana sinusal e a inserção de implantes dentais osseointegráveis foram realizadas bilateralmente em 15 pacientes. Os seios maxilares foram distribuídos em 2 grupos: grupo teste, com elevação da mucosa sinusal e inserção simultânea de implantes dentais osseointegráveis sem a adição de material de enxerto, e grupo controle, com elevação da mucosa sinusal e inserção simultânea de implantes dentais osseointegráveis com a adição de material de enxerto autógeno intra-oral.

21/05/2009

Cicatrização de áreas doadoras de enxerto: observações clínicas

O presente trabalho tem o objetivo de analisar, através da descrição de um caso clínico, a recuperação da área mentual, no que diz respeito à cicatrização e regeneração óssea local, e discutir a possibilidade da área ser reabordada para nova remoção de enxertos, com um acompanhamento de 190 dias pós-operatório.

21/07/2008

Classificação de pacientes para reabilitação bucal implantosuportada

O presente estudo tem a proposta de uma classificação de pacientes que se submeterão a implantes dentários para que se possa tratar cada caso com uma complexidade diferente e atender as necessidades de cada paciente. A tabela proposta mostra uma classificação completa de pacientes para a avaliação dos riscos possíveis para uma cirurgia de implante dentário. Dados foram registrados de diversos autores relativos a gênero, idade, local de implante, qualidade de osso, volume de osso, história médica, higiene, tabagismo e outros, e com esta finalidade a presente classificação de pacientes para cirurgia de colocação de implantes visa a realização de uma cirurgia de implante com uma prévia avaliação do prognóstico segundo o risco e o caso particular de cada paciente.

21/11/2007

Comparative study of axial and femoral bone mineral density

and femoral bone mineral density and parameters of mandibular bone quality in patients receiving dental implants

In view of the increase in the life expectancy of humans and in edentulism of the population above 50 years of age, in which the prevalence of osteoporosis is also higher, it is fundamental to better understand the effects of systemic bone mass loss on the healing process of dental implants and to determine the quality of the bone that surrounds them.

24/06/2006